A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar realizou, nesta quinta-feira (9/6), o cadastramento e recadastramento do Cadastro Único na Ocupação Povo Brasileiro, no bairro Darcy Ribeiro.
A ação realizou a inclusão das famílias no Cadastro Único com perfil de renda e condição social em situação de vulnerabilidade nos programas sociais.
O cadastro possibilita conhecer a realidade socioeconômica da população. Se atendidos os critérios do governo federal, as famílias são inseridas em programas de transferência de renda.
Para o morador Luiz Fernando Souza a iniciativa é excelente. “Esperamos o melhor
para a gente. Se estamos aqui é porque precisamos muito, hoje está muito difícil correr atrás das coisas e não temos condições de fazer um empréstimo e comprar casa em outro lugar. A Prefeitura vindo até aqui ajuda bastante”.
A moradora Élida Araújo, que disponibilizou espaço para serem feitos os cadastros, reforça que é importante que todos atualizem os cadastros. “Eu mesma atualizei meu e avisei a todos a importância de comparecer. Essa ação ajudará muito para podermos seguir em frente”, reforçou.
Entre atualizações e inclusões foram atendidas mais de 30 famílias, abrangendo aproximadamente 108 pessoas.
Cadastro Único
O CadÚnico é a porta de entrada para os programas sociais, sendo um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o Poder Público conheça melhor a realidade socioeconômica em que vivem. Nele, é registrado as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, dentre outras informações.
A inscrição no Cadastro Único também permite que os beneficiários tenham acesso a outros programas sociais, além do Auxílio Brasil, como a Tarifa Social de Energia
Elétrica, Benefício de Prestação Continuada - BPC, Programa Casa Verde e Amarela (antigo “Minha Casa, Minha Vida”) e a Carteira do Idoso, dentre outros.